quarta-feira, 24 de agosto de 2016

LeituraMAIS: Mediação em Ação - Fotos

Foi bom demais. A galera compareceu e o assunto foi lindamente abordado com exemplos de mediação de sucesso. A Penélope trouxe a visão do contador de histórias e nos mostrou cases bem sucedidos, o Luis apresentou a ótica do oficineiro e criticou a mediação imposta e unilateral. A Márcia nos falou sobre a preocupação do editor e a sobre as diferentes vozes ouvidas na narrativa. Tudo sob a batuta da excelente mediadora Rosana, que levantou pontos interessantes para a discussão, como, por exemplo,a mediação da Emília quando a Dona Benta contou a história de Dom Quixote. Houve espaço para perguntas e esclarecimentos. Falamos sobre adaptações, sobre a dificuldade de se formar leitores e sobre a busca de soluções. Foi completo. Foi lindo. Viva a LIJ!

Mais que um projeto, o LeituraMAIS é um movimento, uma tentativa de agitação cultural. A proposta é reunir autores, educadores e interessados em literatura dedicada à infância e à juventude para debater temas que abrangem as várias vertentes da Leitura Literária.

***

O LeituraMAIS é uma realização da AEILIJ e, para os três primeiros encontros, contará com o apoio do SESI-SP.  

1º Encontro LeituraMAIS

23 de agosto de 2016 (terça-feira), das 19h00 às 21h00 – Mezanino do SESI – Av. Paulista

Mesa “Mediação em Ação” – Debate entre autores e mediadores de leitura, abordando:
* A importância da mediação de leitura entre crianças e jovens
* Dicas e técnicas para uma eficaz mediação
* Especificidade de trabalhos em sala de aula, bibliotecas, feiras do livro...


No camarim, antes do evento.

Rosana Rios, Penélope Martins, Luiz Bras e Márcia Leite.






Catálogo Literário "Autorias da Diversidade"

"O Porteiro do Condomínio dos Monstros", meu livro com a Cris Alhadeff pela Baobá, é uma das obras selecionadas para compor o Catálogo Literário "Autorias da Diversidade" do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Uhu!

Entrevista para o Boletim de Leituras

Entrevista que dei para o Boletim Leituras sobre a AEILIJ, associação da qual sou presidente.

Carrossel: E você, já conhece a AEILIJ?
por Luisa Benevides (15/08/2016)

...“Todo projeto que visa espalhar literatura e divulgar o hábito da leitura é sempre bem-vindo e merece muitos aplausos.”...

Fonte: http://www.boletimleituras.com.br/?p=10147

Fotos do Jequitibá de Poesia na Casa Brasil

Fui homenageado com o "Troféu Jequitibá" e li trechos de obras de Gonçalves Dias (Se morre de amor / Juca-Pirama), Artur Azevedo (Uma observação), Patativa do Assaré (Foi os livro de valô...) e Ferreira Gullar (Nova canção do exílio). A curadoria do evento foi de José Prado.


Na Sala VIP


Na Casa Brasil da Rio 2016.


Na Casa Brasil da Rio 2016.


Na Casa Brasil da Rio 2016.


Na Casa Brasil da Rio 2016.


Cris Alhadeff na Casa Brasil da Rio 2016.


Feliz em ser o homenageado do evento. Recebi o meu Jequitibá!


Com os leitores do Jequitibá de Poesia - Poesia do Nordeste na Cena Carioca.


domingo, 7 de agosto de 2016

Jequitibá de Poesia na Casa Brasil da Rio 2016


Vamos juntar Olimpíadas com literatura?

Neste domingo, na Casa Brasil da Rio 2016, autografarei o livro "Encontros Folclóricos de Benito Folgaça" (Editora do Brasil), a partir das 15:30.

Haverá também, no mesmo horário, uma homenagem aos poetas nordestinos com o Jequitibá de Poesia (curadoria de José Prado). Além de mim, estarão lá os autores Cris Alhadeff, Luis Eduardo Matta, Sandra Pina, Flávio Dana e outros craques.

Quer um motivo melhor para visitar essa Casa Brasil de que todos falam? Fica logo ali no Armazém 1 da Praça Mauá. O lugar está todo arrumado. Vale a pena conhecer.

"No dia 07 de agosto (dom) autores de diversos gêneros literários, acompanhados de viola e zabumba, homenagearão os poetas e poetisas do Nordeste com a leitura do roteiro "Poesia Nordestina na cena carioca", com poemas do relicário nordestino, de Auta de Souza a João Cabral de Melo Neto."


Vídeos da Flipinha


A Flipinha disponibilizou os vídeos que os autores convidados de 2016 criaram para um CD que foi enviado aos professores da cidade.

Pediram que mostrássemos nosso ambiente de trabalho, que contássemos um pouco sobre nossa história, nossas leituras, etc.

Eu optei por apresentar alguns livros que lia quando garoto. 

Os filmes estão muito legais. Tem Blandina Franco e José Carlos Lollo, Aline Abreu, Selma Maria Kuasne, Celso Sisto e toda a turma.

Aqui: