Bem, sou agora jurado do 6º Desafio dos Escritores promovido pelo Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados de Brasília. Estou julgando o Grupo J K Rowling de Literatura Infanto-Juvenil.
Apesar de não ganhar 1 tostão com isso, fico feliz de participar desse projeto do Marco Antunes.
Segundo ele: "O Desafio dos Escritores foi um projeto pessoal que, a duras penas, dei sequência a partir do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, de que sou coordenador. No Núcleo ministramos oficinas abertas a toda a comunidade de Brasília, organizamos Saraus Literários e Musicais (agora em sua 40ª edição = Itália) tudo a partir de nenhum recurso, apenas paixão, MESMO ASSIM, sempre senti falta de falar com o Brasil, ocorreu-me então uma oficina virtual aberta sob a modalidade de concurso em 10 etapas, saindo a cada semana os últimos colocados até uma final em duas etapas entre os 5 primeiros. Assim foram os 5 primeiros, neste, seguem todos até a sexta etapa e daí em diante só os 5 primeiros colocados.
Aos poucos o Desafio cresceu e hoje temos 9 gêneros, com participantes de Portugal, África e de todo o Brasil (o vencedor do Terceiro Desafio foi português)."
A iniciativa é boa. Qualquer programa que promova a escrita literária tem o meu apoio. Fora que os participantes podem utilizar as críticas para melhorar seu trabalho cada vez mais. É uma aula muito bacana e original.
Os temas desse ano são:
01) Fantasmas sem-teto
02) Objetos muito diretos
03) Pra lá da Terra Média
04) Como dizia Emília
05) Tá de onda, brother Grimm?
06) Meu querido monstro
07) Cabulando aula em Hogwarts
08) Uma prótese para o Saci
09) O vilão veste Prada
10) Somewhere over the rainbow...