sexta-feira, 6 de abril de 2018

Patrono em Santa Vitória

Olha que bacana! Os alunos da professora Rosinha Muniz, da Escola Estadual José Paranaíba, de Santa Vitória - MG, me escolheram como patrono da turma e farão uma apresentação com um livro meu, no dia 27 de abril. Vão filmar o evento e pediram que eu respondesse a algumas perguntas via vídeo. Topei, é claro!


Chegou "Os 12 trabalhos de Severino"!

Estou felizão! Chegou o meu livro novo!
"Os 12 trabalhos de Severino" (Editora SESI-SP) está muuuuuito maneiro! 188 páginas de aventuras pelo folclore brasileiro.
Que seja muito lido por jovens e adultos! Que esteja em todas as bibliotecas escolares do planeta! Você agora é do mundo!


terça-feira, 3 de abril de 2018

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Fotos do programa Sem Censura

Adorei participar do programa. A Vera é maravilhosa e nos recebeu muitíssimo bem. Aliás, toda a equipe está de parabéns! Espero voltar outras vezes.

Entrevista gravada ao vivo para a jornalista Vera Barroso, do programa Sem Censura (TV Brasil), em 02 de abril de 2018.

















Livros da infância

Alguns livros que ganhei quando criança. Me deu uma saudade imensa do meu pai, grande incentivador das minhas leituras.







Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Internacional do Livro Infantil e aniversário de Hans Christian Andersen.


sábado, 31 de março de 2018

Chamada Sem Censura

É na próxima segunda-feira! Fique ligado!

A TV Brasil pode ser sintonizada no canal 531 (HD) da NET, ou no canal digital correspondente à sua cidade.


terça-feira, 27 de março de 2018

I Congresso Online de Educação com Histórias


Vem aí o I Congresso Online de Educação com Histórias. Uma série de palestras e entrevistas virtuais, exibidas somente para os inscritos, entre os dias 22 e 29 de abril, com especialistas das mais diversas áreas do universo infantil. As inscrições são gratuitas e limitadas. 

Entre os convidados do Congresso, estão Alexandre de Castro Gomes, Luiz Antonio Aguiar, Rosana Rios, Ilan Brenman, Flávia Savary, Rosana Mont'Alverne, Walter Lara, Fernando Vilela, Stela Barbieri, Francisco Gregorio, Ana Luisa Lacombe e muita gente bacana!

O evento, que conta com o apoio da AEILIJ, é uma iniciativa do casal Raquel (Flora Raquel) e André Vieira. Ela é a atriz e contadora de histórias Flora Manga, e ele é diretor de criação, roteirista e escritor.

Um evento para pais, educadores e interessados. Acesse www.educacaocomhistorias.com.br e reserve já a sua vaga.


Convite para o Sem Censura


Recebi um convite para participar do programa "Sem Censura", ao vivo, às 17:30 do dia 2 de abril, na TV Brasil (canal 18 da NET). Fique ligado!

Pintou parceria


segunda-feira, 26 de março de 2018

terça-feira, 20 de março de 2018

Colégio Pedro II - Campus Tijuca

Hoje a Cris Alhadeff e eu conversamos com algumas turmas do Fundamental I do Colégio Pedro II - Campus Tijuca.

Foi muito bacana! Falamos sobre monstros, folclore, robôs, chocolates, cemitérios, piratas, zines, crianças autoras e histórias de detetives. Não sei se eu devia, mas dei algumas pistas sobre o próximo livro da série do Condomínio dos Monstros, que será publicado em maio. ;-)

Autografamos, ganhamos presentes e ainda fomos convidados para um almoço muito gostoso.

Obrigado, professora Cláudia Navegantes, pelo convite e por nos receber tão bem. Conte conosco para uma próxima visita.











Apresentação dos selos e dos finalistas do Prêmio AEILIJ 2017

Pedi para o Maurício Veneza criar uma imagem para o selo do Prêmio AEILIJ e ele fez uma linda borboleta literária. Aberta como um livro, com as letras em suas asas e uma caneta bico de pena no meio. A delicadeza da borboleta nos remete à sutileza das palavras. Seu voo simboliza as histórias. Suas cores espalham tintas pelo jardim. Para fechar o conceito da marca, optei pela lagarta esfomeada, devoradora de folhas, como representação dos finalistas de cada categoria.

Escolhemos 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, para anunciarmos os vencedores. Será outono. Verde, laranja e dourado cobrem o piso da estação e das folhas e asas dos selos.


***

Foi difícil chegar nos quinze finalistas do I Prêmio AEILIJ de Literatura Infantil e Juvenil. Foram três meses de leituras intensas, trocas de mensagens, avaliações dos quesitos do edital e reuniões presenciais para, enfim, fechar a relação dos livros que receberão os selos da lagarta e da borboleta.


Após a seleção dos finalistas, era necessário escrever resenhas para cada livro premiado. Os jurados decidiram que cada um resenharia uma categoria. Anna Rennhack, autora associada, editora e agente literária, escreveu sobre os finalistas em texto literário infantil. Marisa Borba, pedagoga e membro do Conselho diretor da FNLIJ, resenhou os textos de literatura juvenil. Maurício Veneza, escritor, ilustrador e ex-vice-presidente da AEILIJ, assinou as resenhas dos livros julgados pelo conjunto de ilustrações.


sexta-feira, 16 de março de 2018

Jornal de Letras 2018

A Cris Alhadeff e eu ganhamos foto na coluna da Anna Rennhack, no primeiro Jornal de Letras de 2018!

"Dentre os premiados, Cris Alhadeff e Alex Gomes, ilustradora e escritor de "Quem matou o Saci?" (Escarlate). Selo Seleção Cátedra 10."


#mariellepresente


As entidades aqui representadas exigem das autoridades máxima dedicação às investigações dos crimes bárbaros que chocaram o país. Os tiros que atingiram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes, no Rio de Janeiro, e o representante da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia, Paulo Sérgio Almeida Nascimento, no Pará, também atingem quem defende e luta pelas minorias, seja por meio da política ou da cultura.

Nós, que criamos historias para que as crianças sejam homens e mulheres livres, não iremos nos calar quando atos covardes, carregados de preconceitos e injustiças, buscam atingir as liberdades individuais e coletivas tão necessárias na construção de uma sociedade mais justa, mais empática, mais solidária. Que todo o discurso e todo o ato de ódio, incitadores de violência, sejam exemplarmente apurados e condenados a fim de que possamos plantar o futuro no coração dos brasileiros e brasileiras. A literatura pressupõe sonho, autonomia, liberdade. É isso que defendemos, é isso que queremos.

Um aviso nos foi dado. É urgente que se responda com firmeza.

- AGES (Associação Gaúcha de Escritores)
- Movimento Literatura e Resistência
- AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

10 anos de carreira literária!


Esse ano completo 10 anos de carreira literária!
\o/\o/\o/
Meu primeiro livro, "O julgamento do Chocolate" (RHJ), foi lançado em 21/06/08, em Belo Horizonte. Se contar com as versões em outras línguas, livros que organizei e o que está fechado para sair em 2018, são 34 obras.
Nessa década, ganhei alguns prêmios, tive livros selecionados em compras de governos, conheci pessoas que estão entre meus amigos mais queridos, cresci como ser humano, fui convidado para os mais importantes eventos, rodei o Brasil, li, produzi, ministrei, mediei, aprendi, estudei, escrevi e tive a honra de presidir uma associação de autores de alta relevância no cenário literário nacional.
Foram os 10 anos mais intensos que vivi. Agradeço muitíssimo a todos os que me apoiaram e a quem encontrei nesse percurso. É um privilégio que espero que perdure.