quarta-feira, 10 de abril de 2024

Camas de gatos e A coleção de chapéus fantásticos no Minha Biblioteca da SME-SP

E não é que hoje saiu a relação de livros selecionados para o Programa Minha Biblioteca, da SME de SP? Tem dois livros que fiz em parceria com a Cris Alhadeff na lista! 

Very beautiful!



domingo, 10 de março de 2024

Resenha de Perdidos

Recebi essa resenha do livro Perdidos: aventuras na ilha misteriosa (Cortez), feita pelo professor gaúcho Douglas Eralldo. Gostei. 

Valeu, Douglas!


...Assim, nesse caldeirão de descobertas e coisas curiosas, os perigos se encaminham para outro compromisso desse tipo de obra, a ação e a vitória dos heróis ao final. Nesse sentido, vale dizer que o livro é realmente ágil e sua ação divertida para aquilo que se propõe.

Enfim, Perdidos é uma narrativa dessas para divertir rapidamente e estimular o desejo à aventura. Não se pensa aqui em uma jornada mais realista dos perigos e da aventura, mas sim uma jornada de ação controlada mas ainda assim capaz de cativar e envolver seus leitores. Trata-se, portanto, de uma narrativa simples, mas capaz de despertar o gosto pela aventura.

https://www.listasliterarias.com/2024/03/10-consideracoes-sobre-perdidos.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR15dog4hu8Ap7eHwegEKCGb0EuL9jZC6kcF4L6Eruy-HS0hIsNBhAPWr94_aem_AdWnQkF0UrDoiHNl92fGpB5vn5LEsbC4fXpFfb4DqqeRVWipe6b9oihWXA09v7IkECiS8FuMiiNiEmpFt20TijIO

quinta-feira, 7 de março de 2024

Quem comeu os meus biscoitos? chegou!


Chegou o meu livro novo, que fiz em parceria com a super Vanina Starkoff e com meus editores queridos Lucas De Sena e Jaciara Lima, da Globo Livros.

O livro traz um mistério e um monte de pistas para procurar enquanto os versos te levam para cada cômodo de uma casa.

As ilustras mara são da fantástica Vanina, que preencheu as páginas com diversas cores lindas e detalhes gostosos de olhar.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

segunda-feira, 4 de março de 2024

Autor do mês do blog Livríssimo


Sou o autor do mês do blog Livríssimo, da Editora do Brasil, e hoje saiu uma entrevista minha lá, onde falo sobre o processo de criação de alguns livros. Quem quiser ler a entrevista completa, veja o segundo comentário (o Luiz foi mais rápido do que eu! 😃). Segue um trechinho:

Nós somos memórias. Memórias do que fizemos, memórias do que vamos fazer, memórias de como reagimos a determinadas situações. Quando falamos de nós mesmos, falamos baseados na nossa experiência de vida. E experiência vem de experimentar.

Portanto, desconectem-se de vez em quando! Nem que seja apenas uma vez por semana. Largue o celular de lado, esqueça o videogame e a TV. Saia de bicicleta, dê um mergulho no mar, no rio ou na piscina. Vá pescar. Experimente aquele doce diferente daquela padaria nova. Visite um museu. Assista ao show daquele cantor que você gosta. Colecione algo. Leia um livro do qual você sempre ouviu falar e ficou curioso. Leia na rede e adormeça nela. Brinque com brinquedos. Monte cenários com eles.

Crie memórias, porque quando envelhecermos, são elas que nos farão companhia. Se é para se lembrar de um pôr do sol, que não seja daquele que vimos pelo visor de um celular.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

PNLD Literário 2023 - Fundamental I

Professores, bibliotecários, diretores de escolas e demais profissionais da educação, segue imagem com os meus três livros oferecidos no PNLD Literário 2023, para o Fundamental I. Anotem aí! 😉



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Quem comeu os meus biscoitos?

Editora: Globinho
Categoria: Infantil
ISBN: 978-65-80623266
1ª edição: 2024
Formato: 23x23 | 32 páginas
Ilustrações: Vanina Starkoff


Um livro com um mistério bem misterioso: um pote vazio na cozinha é o começo de uma investigação por todos os cômodos da casa.
Quem comeu os meus biscoitos? conta a história de um menino que segue os versos do narrador e percorre todos os cômodos da casa, atrás das migalhas que o levarão ao ladrão de guloseimas. Ele encontra três suspeitos lá nas últimas páginas. E agora? Qual deles cometeu o crime? Hummm... É aí que começa a segunda parte dessa aventura literária e interativa. Será preciso voltar à primeira página e buscar as pistas que o levarão ao devorador de biscoitos.
O livro reserva outra surpresa: a capa e a 4a capa escondem elementos que representam todos os seis livros que o autor tem na Globinho, além das próprias capinhas deles, misturados na imagem para o leitor procurar. A brincadeira foi uma sugestão do editor para tornar o livro ainda mais divertido.

                                                                ***

Acompanhe a criança, enquanto ela segue a trilha de migalhas, buscando o fominha que não deixou nem um biscoitinho para ela. No final, o leitor se depara com três suspeitos, qual deles é o comilão?

As pistas estão escondidas nas páginas. Sabemos que o culpado deixou cair algo seu em cada lugar por onde passou. Já os inocentes, bem, eles deixaram alguns objetos espalhados por aí também, mas não em todas as páginas. E aí? Será que você consegue descobrir o guloso?

Voltado para crianças a partir de quatro anos, Quem comeu os meus biscoitos? é um livro divertido e colorido que estimula a capacidade de observação dos pequenos e o aprendizado das formas e das cores.

Iara sob suspeita

Editora: Escarlate
Categoria: Infantojuvenil
ISBN: 978-65-8772-435-5
1ª edição: 2023
Formato: 15,7x23 | 96 páginas
Ilustrações: Cris Alhadeff


Personagens do folclore brasileiro são os principais suspeitos nesta aventura policial intrigante e divertida.
Mesmo nos dias de folga, os detetives Billy Conrado e Honaldo, com agá, não têm descanso. Um homem desaparece nos arredores da pousada onde estão hospedados, e caberá a eles e à policial Lucineide Guarabira descobrir o que houve. Em sua busca por respostas, diversas criaturas das águas cruzam o seu caminho. Algumas prometem cooperar; outras, como o repugnante Ipupiara, que é capaz de comer um ser humano inteirinho, e o Caboclo d'Água, que afoga pescadores com seu abraço mortal, parecem ter outras intenções!
Com sua escrita dinâmica e bem-humorada, Alexandre de Castro Gomes constrói uma investigação cheia de reviravoltas. Os desenhos e colagens de Cris Alhadeff, que apresentam os personagens e as suas fichas criminais, aproximam o leitor ainda mais dos mitos da cultura popular brasileira, transformando-o em agente ativo no caso.
Iara sob suspeita faz parte da trilogia do folclore, que conta também com as obras Quem matou o saci? e Procura-se o Curupira. As histórias são independentes, mas quem ler um dos livros vai ficar bem curioso para conhecer os outros.

Família Tubarônica

Editora: Elo
Categoria: Infantil
ISBN: 978-65-80355-65-5
1ª edição: 2023
Formato: 23x23 | 32 páginas
Ilustrações: Jean-Claude Alphen


Ninguém pode faltar à comemoração dos 270 anos da bisa Tutu. A festa vai ser super animada, com banda de música, artista de cinema e muita comida. Você é nosso convidado.

Venha conhecer a Família Tubarônica!

Perdidos: Aventuras na ilha misteriosa

Editora: Cortês
Categoria: Infantojuvenil
ISBN: 9786555553291
1ª edição: 2023
Formato: 13,5x20,5 | 104 páginas
Ilustrações: ant. Pereira


Um raio parte o mastro do veleiro Imaginário e lança cinco crianças rumo a uma ilha desconhecida no Pacífico, próxima à costa do Peru. Um lugar ao mesmo tempo bonito e perigoso, que abriga uma huaca, lugar sagrado do povo Inca, além de bandidos, fantasmas e animais selvagens.

E você? Conseguiria sobreviver nessa ilha misteriosa?

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Quem matou o Saci? no Círculo de Leitura da Prefeitura do Rio

Recebi da Cristiane Moraes, uma amiga professora e colega da UERJ:

Olha o livro que apareceu pra ler com os alunos no Círculo de Leitura da Prefeitura do Rio!!!🥰🥰🥰




quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Brincando com a IA

A IA pode ser divertida. Ontem brinquei bastante e viajei com a Cris Alhadeff para outras épocas e corpos. Bastou uma foto nossa para virarmos super-heróis, piratas, vampiros, astronautas e mais um monte. Curti.








sábado, 27 de janeiro de 2024

Kit didático da Secretaria de Educação de Recife

Saiu o resultado dos livros de literatura recomendados para o kit didático da Secretaria de Educação de Recife. Entraram 3 livros meus. A lista é longa e não sei se todos serão escolhidos, mas vi muitas editoras grandes concorrendo (cada selo editorial só podia mandar 2 títulos por faixa etária), o que é um bom sinal. Começar o ano com boas notícias é muito bom!



sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Alice sabe das coisas

 



Começa com uma reunião de trabalho...

 ... e termina assim!

Tá bom. Não era bem uma reunião de trabalho, só uma oportunidade para papear com o amigo Leo Cunha, mas claro que a gente falou de um texto que estávamos escrevendo juntos. Já é a nossa segunda parceria e espero que venha mais por aí. 



quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Quem comeu os meu biscoitos? está chegando!

Quer notícia boa? Então toma!

Meu primeiro lançamento de 2024 já está em pré-venda no site da Globo Livros e em outras lojas. Quem comeu os meus biscoitos? conta a história de um menino que segue os versos do narrador e percorre todos os cômodos da casa, atrás das migalhas que o levarão ao ladrão de guloseimas. Ele encontra três suspeitos lá nas últimas páginas. E agora? Qual deles cometeu o crime? Hummm... É aí que começa a segunda parte dessa aventura literária e interativa. Será preciso voltar à primeira página e buscar as pistas que o levarão ao devorador de biscoitos.

Bacana, né? E digo mais! Ficou ainda mais bacana com as lindíssimas ilustras da Vanina e a edição caprichada da Globinho. Abreijos para o Lucas de Sena , a Jaciara Lima e a Vanina Starkoff, que ajudaram a transformar uma ideia maluca em um livro tão legal e diferente. Ah! E tem mais! A capa e a 4a capa têm elementos que representam todos os seis livros que tenho na Globinho, além das próprias capinhas deles, misturados na imagem para o leitor procurar. Uma sugestão do editor para tornar o livro ainda mais único. Trabalhar com gente criativa é o máximo!

Assim que o livro chegar para mim, eu mostrarei fotos!



segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Anuário 2024 da AEILIJ está no ar!


Saiu o Anuário 2024 da AEILIJ! Fiquei muito feliz com o 10º anuário que eu edito por um motivo especial: esse traz uma entrevista muito maneira que o Dilan Camargo fez com a minha querida professora e orientadora no mestrado e no doutorado da UERJ, Regina Michelli!

A capa e as ilustras internas ficaram lindas, graças ao talento do super Laerte Silvino.

Fica aqui também o meu agradecimento à atual diretoria da AEILIJ, representada pela presidente Andrea Viviana Taubman, que me convidou para  comandar essa publicação. Abreijos em todos!

https://online.fliphtml5.com/wyvyc/kkve/#p=1

Curtam! Divulguem! Trabalhem em cima!

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Impressora 3D


Bem, para quem estava acompanhando a minha história sobre a impressora 3D que comprei, segue a continuação. Comprei o filamento branco (aquele fio fino de plástico PLA que serve de base para os objetos que a impressora cria - existem outros tipos de filamento: ABS e até Nylon, mas o PLA é mais fácil de trabalhar). O bom do branco é que podemos pintar depois. O Guigo deu pra Nina um presente de Natal dentro de um baú de Minecraft que ele imprimiu em casa e depois pintou das cores do jogo. Está na imagem em anexo. O bauzinho abre e fecha, muito maneiro!

Bem, os dois (Guigo e Nina) imprimiram diversos desses broches em 3d de um jogo chamado Hollow Knight. Foram nossas primeiras impressões (como dá pra ver na imagem). Querem pintar e dar para alguns amigos. Minha vez: escolhi um gato articulado que achei na internet e imprimi. No início deu errado até eu aprender a calibrar a altura da bandeja da máquina. Acabei conseguindo. Minha segunda e terceira impressões foram um boneco do 2D (vocalista do Gorillaz) e uma múmia sentada tomando um cafezinho no sarcófago. O 2D deu erro no final e acabou ficando sem a parte de cima da cabeça. Descobri que preciso aprender a criar suportes que sustentem partes do objeto que não tem apoio na bandeja, ou o fio é solto no ar e vira um macarrão de plástico emaranhado, perdendo a peça. Guardei o D2 sem cérebro mas da Múmia só sobrou o sarcófago. O legal é que o 2D cabe deitado no sarcófago. 😁

A partir daí, imprimi somente o que não precisava de suportes: Dois engradados para pilhas (AA e AAA), o sino de palco da banda ACDC (Hell's Bell!), um anel de guardar veneno, um dadinho de ritmos musicais, um sapinho gorducho que a Nina pediu, o Han Solo petrificado em carbonita e três tubarões articulados do livro que fiz com o Jean-Claude Ramos Alphen: Família Tubarônica. São eles o Reinaldo (t branco), o Zenon (t martelo) e a Judite (t baleia).

Estou amarradão com o brinquedo novo! Já quero comprar filamentos de outras cores e aprender a fazer os tais suportes para, por exemplo, imprimir um dragão de asas abertas! Mais para frente quero aprender a criar minhas próprias peças. Bonecos da minha família, personagens dos meus livros e peças utilitárias para a casa. 

Quem quiser trocar uma ideia sobre impressão em 3d, entre em contato. Vamos "trocar figurinhas".

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

EnLIJ Indica - Especial de Natal


Olha que legal! Entre os livros indicados para o Natal pelo EnLIJ, grupo de estudos de LIJ da UERJ, estão seis livros meus:

1) Família Tubarônica (Elo);

2) O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos (Saberes e Letras);

3) A coleção de chapéus fantásticos (Lê);

4) Iara sob suspeita (Escarlate); 

5) A Liga dos Heróis Inúteis (FTD); e 

6) Perdidos: aventuras na ilha misteriosa (Cortez).

Obrigado e boas festas!

Família Tubarônica é indicação da Gazeta de Pinheiros.

 



segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Retrospectiva 2023


2023 foi um ano que me reservou boas surpresas. Tive vendas volumosas que me permitiram sonhar em viver de literatura somente. Ainda não é o suficiente para manter uma família, mas já me permitiu levar todos eles para passear em Portugal no ano que vem. Foram 3 livros nas listas mais cobiçadas do Mi
nha Biblioteca de SP
e mais 7 no PNLD Literário 2022, entre outras seleções. Foi um ano de muito estudo, quando mergulhei no doutorado, cursei todas as disciplinas, escrevi artigos e participei de eventos acadêmicos, como o 3° SELIJ-UERJ. Agora só falta a tese, que já comecei. Lancei alguns livros, sendo eles Família Tubarônica, com Jean-Claude Ramos Alphen (Elo); Iara sob suspeita, com Cris Alhadeff (Escarlate); Perdidos, com Ant Pereira (Cortez); as edições impressas de Cadê a cor do bicho? e Quem se sente diferente?, com meus filhos Nina Gomes e Guigo Gomes (ambos pela Galerinha); a edição impressa de Camas de gatos, com Cris Alhadeff (Bennu); além de uma participação no livro homenagem 90 maluquinhos por Ziraldo, organizado pelo Edra Amorim (Melhoramentos). Em 2023, fui convidado para eventos mega especiais. Participei da mesa de abertura da cerimônia de entrega dos Selos Cátedra 10, da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, estive entre as atrações da Bienal do Rio, da FLIM de Maricá, da Feira de Morro Reuter, da festa literária do CAp, entre outros. Participei de  seminário, apresentei o Estudos em LIJ da UERJ com a Flávia Côrtes, dividi com o Marco Haurélio e outro pesquisador uma mesa sobre Tradições Populares durante o VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, sediado em Ouro Preto. Tive livro selecionado para fazer parte da mala para refugiados da ACNUR. Estive em São Paulo, em visita às minhas editoras Elo e Cortez, e para a festa de 80 anos da Editora do Brasil. Consegui comprar um exemplar da primeira edição escolar de Narizinho Arrebitado, estive em lançamentos de amigos e fui nos shows da Plebe Rude, do Toy Dolls e da banda Astra (essa do meu filho). 

Espero que 2024 me traga, e à todos vocês, a mesma quantidade (e qualidade) de alegrias.