terça-feira, 24 de maio de 2016

Chamada para o Salão FNLIJ 2016


Reserve essas datas para visitar o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento mais importante de literatura infantil e juvenil do país.

Estarei lá para apresentar dois livros que me dão muita alegria.

O primeiro, "Aniversário no Cemitério", com ilustras da Cris Alhadeff, sai pela Zit (antes era da Escrita Fina), e é um texto infantil com sonoridade musical que relata a festa de aniversário de um coveiro velhinho. Nada assustador e muito divertido!

O segundo, "Encontros Folclóricos de Benito Folgaça", com ilustras do Samuel Casal, sai pela Editora do Brasil. O livro para o público juvenil fala dos encontros do Benito com alguns seres menos conhecidos e nada agradáveis do nosso folclore. Foi construído como um livro de contos independentes que, juntos, revelam a história da vida do protagonista.

Nos veremos no Salão!


Manual da Flipinha 2016

Vamos falar de coisas boas? Saiu o Manual da Flipinha 2016!

"O Manual da Flipinha é uma publicação anual que traz entrevistas com os escritores e ilustradores da edição, assim como informações sobre suas obras. O material traz também um amigo oculto literário entre os autores, incentivados a produzir uma música, uma ilustração ou uma história a partir de uma obra de um colega convidado. As obras exclusivas produzidas compõem o material."

Os convidados da edição da Flipinha 2016 são: Alexandre de Castro Gomes, Aline Abreu, Ana Luisa Lacombe, Angela Lago, Blandina Franco e José Carlos Lollo, Celso Sisto, Eliane Potiguara, Ernani Ssó, Estêvão Marques, Guto Lacaz, Laura Castilhos, Lázaro Ramos, Palavra Cantada, Patricia Auerbach e Selma Maria Kuasne.

Separei aqui, em imagens editadas, a minha entrevista e a fábula inédita que escrevi para nossa brincadeira literária.

O manual está super bem produzido e traz informações muito interessantes sobre os convidados. As entrevistas são ótimas. E os trabalhos criados baseados nas obras de colegas são um presentão.

Beijos agradecidos para Anna Claudia Ramos, para Verônica Lessa e para a galera da Biblioteca Casa Azul por esta bela publicação.

Quem quiser ler o manual inteiro, é só baixá-lo por aqui:
http://www.flipinha.org.br/noticias/mostra.php?id=381




segunda-feira, 23 de maio de 2016

Fotos do lançamento de "Filhos de Peixe"

Foi lindo! Foi memorável! Meus filhos estão felizes e eu mais ainda! Obrigado a todos que foram, que compartilharam, que compraram o livro, que torceram pela gente. Obrigado aos autores maravilhosos e aos seus pais (e avós! - ouviu, Luiz? :-)), que se dedicaram ao projeto com seus pupilos. Obrigado também para Dani, Cristiano e Mar de Ideias que acreditaram e que nos deram carta branca para desenvolver essa ideia maluca e deliciosa. É um lançamento que mexeu mais comigo do que todos os meus lançamentos como autor. Guardarei esse dia com muito carinho graças à vocês todos. Bravo!
E viva a LIJ!
























"Filhos de Peixe" na rede


O lançamento do livro "Filhos de Peixe" e a Primaverinha dos Livros foram o tema de alguns sites e blogs:

Publishnews
17/05/2016
Primaverinha Literária’ acontece no próximo fim de semana, no Rio
Monique Sampaio
http://www.publishnews.com.br/materias/2016/05/16/primaverinha-literria-acontece-no-prximo-fim-de-semana-no-rio

Conta uma História / Portal Uai
18/05/2016
“Filhos de Peixe”
Rosa Maria Miguel Fontes
http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/filhos-de-peixe/

O Blog da Simone Magno
19/05/2016
Filhos de autores lançam livro na Primaverinha
Simone Magno
https://oblogdasimonemagno.wordpress.com/2016/05/19/filhos-de-autores-lancam-livro-na-primaverinha/




Guarda-chuvas em São José dos Pinhais

Recebi várias fotos da professora Cristiane Guimarães com os trabalhos dos alunos do terceiro ano (tarde) da Escola Municipal Alexandre Leon de Carvalho Bordes, de São José dos Pinhais - PR. A turma fez lindos desenhos baseados no livro "O menino que coleciona guarda-chuvas" (Globo Livros).

Quero agradecer o carinho e mandar um grande abraço para essa turma talentosa e suas professoras bacanas!


terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobre o livro "Filhos de Peixe"


É natural que os filhos queiram experimentar o trabalho dos pais. Foi assim aqui em casa. Minha filha Nina criou seu primeiro livro aos 5 anos de idade. Ela desenhou uns monstrinhos, grampeou tudo e me contou a história até o fim, apontando para cada desenho enquanto me ditava maravilhas inocentes.

Passou anos me pedindo ajuda para publicar. Mudou uma coisa ou outra. Trocou o título, deu outro destino aos personagens, desenvolveu a trama. No final tinha um texto inteligente, engraçado e muito interessante. Nesse meio tempo dei sugestões. Falei sobre a importância de trabalhar a construção do enredo, incluindo apresentação, conflito, clímax e desfecho.

No final do ano passado encontrei a editora Daniella Riet em um lançamento e comentei sobre o texto da minha filha. Na hora pensei na autora Alessandra Roscoe, que publicou uma obra junto com sua filha mais velha. Sugeri que lançássemos um livro com textos escritos por filhos e netos de autores. Poderíamos aproveitar a experiência dos pais e avós na criação dos textos. Não para ditar os rumos das histórias, até porque o que me interessava era justamente as soluções criadas pelos autores mirins, mas para orientar sobre estrutura narrativa, vícios de linguagem, repetições e passagens desnecessárias que podem alterar o ritmo da leitura. Os pais e avós seriam os primeiros revisores. Uma espécie de personal-editor. Um detalhe que diferenciaria este de outros livros escritos por crianças.

Busquei autores amigos com filhos de até 12 anos de idade. Convidei o Guigo para ilustrar. O resultado é um livro que combina a imaginação infantil com a experiência dos veteranos. Uma obra sem similar no Brasil, que surpreende pela ousadia e pela qualidade. 

Nina Gomes lida com o bullying através do humor negro (O menor monstro do planeta Rof). André Cunha, em um texto muito bem humorado, compara uma tartaruga a um abacaxi (A tartaruga que confundiu o pai com um abacaxi). Amelie Nina descreve a versão da maçã de uma história que já ouvimos falar (A famosa maçã da princesa). Nina Krivochein descobre uma barata super diferente (Bete, a barata). Olívia Milliet Lisboa apresenta um mundo perfeito para uma criança com baixa tolerância à lactose (Olivialândia). Lucas Benevides nos presenteia com uma prosa poética (Leandro, seu macaco João e a história da fruta-pão). João Victor Souza nos envolve com o mistério de uma moeda (O tesouro de Tom). Luiza Roscoe Cavalcante revela o sonho de estrelas (A estrela do mar que não sabia nadar e nem queria). Guilherme Albuquerque é o dono de um cachorro falante (Barney, o cachorro poliglota). Guigo trabalha ângulos diferentes e tempera tudo com cores e sombras, mostrando uma técnica admirável.

O livro “Filhos de Peixe” será lançado no dia 22 de maio, às 10h, durante a Primaverinha dos Livros, promovida pela LIBRE, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Estará a venda no estande da editora Mar de Ideias ao longo do evento e poderá ser encomendado na editora ou em suas distribuidoras após a data.

São 10 autores mirins, 9 escritores de até 12 anos de idade e um ilustrador de 14 anos. Oito deles já confirmaram presença no lançamento, quando darão autógrafos e falarão sobre seus processos de criação.

Escritores:
- Amelie Nina, filha da autora Claudia Nina;
- André Cunha, filho do escritor Leo Cunha;
- Guilherme Albuquerque, neto da escritora Luciana Savaget;
- João Victor Souza, filho do escritor Otávio Cesar Jr.;
- Lucas Benevides, filho do escritor Ricardo Benevides;
- Luiza Roscoe Cavalcante, filha da escritora Alessandra Roscoe;
- Nina Gomes, filha do escritor Alexandre de Castro Gomes e da ilustradora Cris Alhadeff;
- Nina Krivochein, filha da escritora Joana Cabral; e
- Olívia Milliet Lisboa, neta do escritor Luiz Antonio Aguiar.
Ilustrador:
- Guigo, filho da ilustradora Cris Alhadeff e do escritor Alexandre de Castro Gomes.

Editora: Mar de Ideias
Categoria: Infantil
ISBN: 9788560458561
1ª edição: 2016
Encadernação: Brochura
Formato: 21 x 27 | 40 págs.
Organização: Alexandre de Castro Gomes é autor de literatura para crianças e jovens, com mais de 20 livros publicados, e atual presidente da Associação de Escritores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ.

Sinopse:
Reunimos dez autores mirins em um livro recheado de humor, fantasia e aventura.
Todos os textos foram escritos por jovens de até 12 anos de idade, sob a orientação de pais e avós escritores, que acompanharam de perto o processo de criação.
O resultado é uma obra que combina a imaginação infantil com o traquejo dos veteranos.
Leia e comprove: filhos de peixe, peixinhos são!




Fotos da Flist 2016

No último domingo (15/05) aconteceu, durante a FLIST, o XVIII Discussões AEILIJ com o tema Pop: mistérios, vampiros, bruxos, dragões e outras gulas e paixões de literatura, com Manya Millen, Luiz Antonio Aguiar e Luis Eduardo Matta na FLIST 2016.

Seguem algumas fotos da Festa Literária de Santa Teresa:









com Obax





com Godofredo

So long! Farewell!

Primeiro foram as pequenas livrarias que fecharam. Depois veio o cancelamento das compras de governos. Eventos literários importantes desapareceram. Premiações literárias deixaram de existir. No meio do caminho vários editores amigos perderam seus empregos. Agora são as editoras que fecham, nos deixando órfãos de belas histórias.

So long, Escrita Fina.
Farewell, Cosac Naify.
Auf wiedersehen, Manati.
Goodbye, Rideel!

Esse país está uma porcaria.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Filhos de Peixe

Editora: Mar de Ideias
Categoria: Infantil
ISBN: 9788560458561
1ª edição: 2016
Formato: 21 x 27 | 40 páginas
Organização: Alexandre de Castro Gomes


Reunimos dez autores mirins em um livro recheado de humor, fantasia e aventura.
Todos os textos foram escritos por jovens de até 12 anos de idade, sob a orientação de pais e avós escritores, que acompanharam de perto o processo de criação.
O resultado é uma obra que combina a imaginação infantil com o traquejo dos veteranos.
Leia e comprove: filhos de peixe, peixinhos são!

Escritores:
- Amelie Nina, filha da autora Claudia Nina;
- André Cunha, filho do escritor Leo Cunha;
- Guilherme Albuquerque, neto da escritora Luciana Savaget;
- João Victor Souza, filho do escritor Otávio Cesar Jr.;
- Lucas Benevides, filho do escritor Ricardo Benevides;
- Luiza Roscoe Cavalcante, filha da escritora Alessandra Roscoe;
- Nina Gomes, filha do escritor Alexandre de Castro Gomes e da ilustradora Cris Alhadeff;
- Nina Krivochein, filha da escritora Joana Cabral; e
- Olívia Milliet Lisboa, neta do escritor Luiz Antonio Aguiar.
Ilustrador:
- Guigo, filho da ilustradora Cris Alhadeff e do escritor Alexandre de Castro Gomes.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Vem aí: Filhos de Peixe


Acho que nunca fiquei tão orgulhoso com um lançamento de livro como fiquei com esse. Acompanhei tudo de perto. Os textos estão excelentes, as ilustras são lindas. A dedicação foi total.

"Filhos de Peixe" traz nove histórias muito bem escritas por filhos de autores renomados, um deles a minha Nina Gomes, que foi quem me motivou a organizar essa obra. Todas as ilustras são do Guigo Gomes, meu mais velho.

Parabéns e muito sucesso para os filhos e netos de Claudia Nina, Leo Cunha, Luciana Savaget, Otávio Cesar Jr., Ricardo Benevides, Alessandra Pontes Roscoe, Alexandre de Castro Gomes, Joana Cabral, Luiz Antonio Aguiar e Cris Alhadeff.

Agradeço à Daniella Riet e à Mar de Ideias Navegação Cultural pela oportunidade!

O livro já é um sucesso! Não perca o lançamento e garanta o seu exemplar!


Segue uma postagem muito bacana que o autor Leo Cunha escreveu sobre o livro em sua rede social:

"E o Dedé, meu filho, estreou na literatura!

Histórias escritas por crianças nem sempre dão certo... A meninada tem muita imaginação, criatividade e humor, mas falta entender um pouco mais de linguagem, de tom, de estrutura narrativa.
A partir dessa constatação óbvia mas fundamental, o escritor carioca Alexandre de Castro Gomes teve uma ideia muito bacana: juntar filhos e netos de escritores de literatura infantil e botar essa meninada para escrever histórias, MAS com a consultoria da mãe/pai ou da avó/avô. Um "personal editor" dentro de casa não faz mal a ninguém, né?

Nasceu assim o livro "Filhos de Peixe", com contos de 9 crianças, de 7 a 11 anos, e ilustração do Guigo, filho do Alex. O Dedé entrou com a divertida história "A tartaruga que confundiu o pai com um abacaxi".

O livro tem lançamento dia 22 de maio, no Rio, e não sei ainda se eu e Dedé vamos conseguir comparecer ao evento. Mas fica o convite pra todo mundo conhecer esse livro tão legal, lançamento da editora Mar de Idéias.

Os autores são:
- Amélie Nina, filha da Claudia Nina
- André Cunha, filho de Leo Cunha
- Guilherme Albuquerque, neto de Luciana Savaget
- João Victor Souza, filho de Otávio Cesar Jr.
- Lucas Benevides, filho de Ricardo Benevides
- Luiza Roscoe, filho de Alessandra Roscoe
- Nina Gomes, filha de Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff
- Nina Krivochein, filha de Joana Cabral
- Olivia Milliet Lisboa, neta de Luiz Antonio Aguiar
e o ilustrador Guigo, filho da dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff"