quinta-feira, 6 de março de 2014

Como publicar um livro de LIJ - Fluxograma

No ano passado, em uma das minhas visitas às escolas, me perguntaram qual o passo a passo para publicar um livro. Como não era o assunto da conversa, na hora listei as etapas de forma simplificada. Depois, no caminho para casa, lembrei de detalhes que deveria ter dito. 

Para não ser pego novamente de surpresa, resolvi criar um fluxograma das etapas da produção do livro até sua publicação. Isso, claro, na visão do escritor. Os caminhos do ilustrador e do editor seriam diferentes. Aliás, depois que terminei, vi que ficou no formato de uma âncora. Gostei. Remete à segurança. A âncora do escritor. :-)

Bem, minha rotina é essa daí embaixo. Não é exatamente igual para todos. Alguns autores não pesquisam. Outros não escrevem roteiros. Nem todo escritor define personagens, conflitos e soluções com antecedência. Mas, fora pequenos detalhes, é basicamente isso.

Clique na imagem para ampliar.

Curiosidade:
Há três anos publiquei aqui algumas dicas para ajudar novos escritores a publicarem seus livros. Usei-as como base deste fluxograma. Segue o link: 20 dicas para publicar seu livro.


3 comentários:

  1. Alex, simplesmente AMEI!
    Você conseguiu colocar todo o processo de forma simples, direta e elegante.
    Parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar.
    Beijocas,
    Ronize Aline

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelas informações. Vou tentar!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei voce foi bem preciso, a linguagem sintetizou os principais aspectos de criacao de um livro para aqueles que querem conhecer e obter informacoes. Parabens!

    ResponderExcluir