sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cartazes criativos de estímulo à leitura

Eu adoro soluções criativas. E se for uma solução criativa que estimule a leitura, melhor ainda. Bem, quem é deste planeta já deve ter visto no Facebook um cartaz com bonecos de placa de banheiro público e uma frase que diz: "Estes são seus filhos". Embaixo há outra imagem com esses mesmos bonecos fantasiados e a frase muda para: "Estes são seus filhos com livros".

A imagem foi criada pela Burning Through Pages
(www.burningthroughpages.org), uma organização americana sem fins lucrativos dedicada a encorajar futuros leitores. Seu objetivo é doar livros para as crianças e adolescentes que quiserem, e depois manter uma conversa sobre o que foi lido para promover a alfabetização e estimular a paixão pela leitura.

Recentemente vi outro cartaz, parecido com o primeiro, mas com autoria de Irma del Carmen Téllez Torres, que por ele recebeu, em maio do ano passado, um dos primeiros lugares e um Kindle Fire no 1er. Concurso Nacional de Carteles del Programa Pasión por la Lectura “ENTRE LIBROS NOS VEMOS”. 

Segundo o site mexicano LEER, "Através de este concurso se buscó mostrar lo enriquecedor que es el mundo de  la lectura, los beneficios que proporciona a la vida tanto personal como  profesional, y por supuesto, ayudar a descubrir que leer no es nada aburrido, promoviendo así los objetivos del Programa Pasión por la Lectura."
(http://www.divierteteleyendo.com/archives/8513)

Não sei se a Irma buscou inspiração no cartaz americano. Achei interessante que aqui seis pessoas se transformam em cinco leitores. Vai ver a outra fugiu correndo de um livro ruim. De qualquer forma, valeu a mensagem. Que se espalhe aos quatro ventos.


Outros cartazes premiados no concurso mexicano.

Mais uma derivação do cartaz da Burning Through Pages.

Um comentário: