terça-feira, 22 de outubro de 2013

Primavera dos Livros 2013

A décima-terceira Primavera dos Livros, feira das editoras independentes, acontecerá entre os dias 24 e 27/10, nos Jardins do Museu da República - Catete. Com descontos de até 50%, entrada franca e programação cultural gratuita, este promete ser um dos maiores acontecimentos culturais do ano.

Sábado e domingo são os dias da programação infantil. Tem oficina de ilustração com a Lorena Katz, que ilustrou as capas do meu próximo livro (Chapa Verde) pela coleção ECOAR, da editora Garamond. Tem oficina de música e fantoches com a Deborah Barros. Tem Anna Claudia Ramos com oficina de bonecos. Tem piquenique com a Sonia Rosa. Enfim um monte de atividades legais. Para ver a programação infantil completa do Rio, é só clicar aqui:
http://libre.org.br/noticia/128/veja-aqui-a-programacao-infantil-da-primavera-dos-livros-2013-rj

O evento depois seguirá para São Paulo, e será realizado de 21 a 24 de novembro, na Praça Dom José Gaspar no Centro da cidade.


Segundo o site da LIBRE, A Primavera dos Livros nasceu, no ano 2001, como uma resposta ao processo da pasteurização cultural que ameaçava invadir o mundo das letras e da literatura. Seria a vitória do modelo do best-seller que ocupa todos os espaços nas livrarias, nas grandes bienais do livro e até nas compras governamentais.

Contra este modelo de literatura "hollywoodiana", editoras independentes de grandes grupos empresariais, mas que tinham o orgulho de exibir catálogos fortes, consistentes, fundados ao mesmo tempo na especialização e na diferença, organizaram a 1ª Primavera dos Livros, uma feira diferente, com entrada gratuita e espaço igualitário para as editoras participantes.

O sucesso foi tão grande que o evento deu origem a uma entidade, a Libre, cuja principal bandeira é a luta pela preservação e ampliação da bibliodiversidade, ou seja, a aplicação do conceito e da bandeira da diversidade também para o universo dos livros. É a diferença que dá força à leitura, à reflexão e à democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário