terça-feira, 2 de julho de 2013

Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato

Desde 2002, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC-DF) promove edições anuais de prêmios de literatura com o objetivo de aglutinar e dar visibilidade a escritores de diversos gêneros literários. Em 2004, o Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato foi criado para revelar talentos que, como o homenageado, se inspiram no mundo encantado das crianças para redigir seus contos.

Em 2013, o SESC-DF promoveu seu décimo prêmio de contos infantis, hoje um dos mais renomados prêmios de LIJ do país.

Desde a primeira edição, já são 121 textos nas coletâneas do Prêmio Monteiro Lobato. Entre os autores publicados estão Walther Moreira Santos, Luis Pimentel, Simone Pedersen, Ana Cristina Melo, Éder Rodrigues, Tatiana Alves, Ronize Aline, André Kondo, J. P. Hergesel e eu aqui. 

Recebi o livro de 2011 como parte da minha premiação. Ganhei os livros de 2010 e 2009 de amigos escritores. Resolvi comprar todos os outros para completar a coleção. Procurei pelos livros em tudo o quanto é lugar. Não há nenhum a venda na Estante Virtual. Consegui falar com a biblioteca do SESC-DF e descobri que eles vendem a dez reais cada, mas o comprador tem que buscar no local. Pedi para uma amiga de Brasília pegar e agora estou com tudo aqui. Falta só o de 2012 que ainda não saiu. Todos tem o formato 20x20, com exceção do livro de 2005 que é maior (30x23). 

Creio que só venderão aqueles que sobraram das primeiras edições. Não acredito que o SESC publicará os livros novamente. Portanto, se quiserem adquirir, corram porque o estoque é limitado.

(2004) 1° lugar: José Hélio Sales Feitosa Júnior
com "Dias de chuva".
Ilustrações: J. Rafael

(2005) 1° lugar: Eline Rozária Ferreira Barbosa
com "Enxergando no escuro".
Ilustrações: Cristiano Melo

(2006) 1° lugar: Letícia Ono com "Zezinho e o beleléu".
Capa: Jô Oliveira - Ilustrações: Ilustrativa 

(2007) 1° lugar: Theresa Guedes
com "Meu avô e o cobertor xadrez".
Ilustrações: J. Rafael, Michelle Souza e Adriano Carvalho 

(2008) 1° lugar: Éder Rodrigues
com "A arte de empinar pipas".
Ilustrações: J. Rafael

(2009) 1° lugar: Paulo Sérgio Marques
com "O bom dragão".
Ilustrações: André Mangabeira

(2010) 1° lugar: Paulo Sérgio Marques
com "Aujé, Presidente do Brasil".
Ilustrações: J. Rafael

(2011) 1° lugar: Alessandra Mora da Costa
com "Minha vida tem um buraco".
Ilustrações: sem referência

O texto vencedor do prêmio em 2012 é "Como calar a boca de um dragão", de João Paulo Lopes de Meira Hergesel. Até o final do ano saberemos quem é o vencedor da edição 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário