quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A "LIJ" da Justiça

Começou com uma brincadeira. J. P. Veiga, escritor e ilustrador carioca, apelidou Antonio Nunes, o Tonton, autor e coordenador da AEILIJ em Pernambuco, de Oxentman, o paladino do sertão.

Danilo Marques, ilustrador paulista, gostou e colocou o herói no papel. Depois enviou para a lista de autores da AEILIJ. Elogios e agradecimentos foram trocados. A autora mineira Angela Leite de Souza sugeriu que o Danilo fizesse outras caracterizações de autores de LIJ. Daniloflash, rápido como um raio, criou então a "LIJ" da Justiça, onde transformou autores da diretoria e coordenadores das regionais da associação em heróis de quadrinhos. Ele promete não parar e que vai homenagear outros colegas. Disse ainda que talvez faça uma animação para o Youtube. Já pensou? Seria o máximo! 

Parabéns ao Danilo Marques por esse trabalho divertido. E obrigado pela homenagem. Muito bacana isso!

Eu me tornei o COLECIONADOR DE GUARDA-CHUVAS. A Thais Linhares é a VINGADORA DOS DIREITOS. Rosana Rios é LADY TOLKIEN. Aliás, é melhor parar de entregar as identidades secretas da galera, não é? Será que vocês conseguem descobrir quem são?




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SESI-SP / Leitura Viva 2013

O SESI-SP (Serviço Social da Indústria) patrocina eventos culturais em cidades de São Paulo. Todo ano é realizada uma seleção de projetos artísticos que se alinhem à proposta da entidade de democratizar o acesso à cultura e formar plateias para as artes cênicas, música e literatura. 

Os autores interessados podiam se inscrever no programa para ministrar oficinas literárias, contar histórias ou participar de encontros de escritores e ilustradores com jovens alunos e/ou estudantes de EJA. 

As inscrições para 2013 ocorreram até o último dia 12 de outubro e o resultado saiu na primeira quinzena de novembro. Foi com alegria que soube que fui selecionado, junto com vários colegas das letras e cores.

Serão quatro encontros literários. São Paulo, me aguarde! \o/

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FLIMC na Escola Municipal Manoel Cícero - RJ

Nasceu a FLIMC, a Feira Literária da Escola Municipal Manoel Cícero, que fica logo ali no Baixo Gávea, no Rio de Janeiro. Tive a felicidade de ser convidado, assim como os colegas Denise Crispun, Sandra Lopes e Cris Alhadeff, para um bate-papo literário com alunos da instituição. Todos estavam muito interessados na conversa descontraída e a galera fez um monte de perguntas. Criamos histórias juntos e tiramos algumas fotos bem legais. Um evento muito bacana. Agradeço ao amigo e educador Tuka Almeida pelo convite e desejo vida longa à FLIMC!








quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Presentes dos leitores

Luiza, Nicky e Gabriel fizeram meu novembro mais feliz.


Fotos da Fliporto 2012

Voltei. Passei uma semana muito agradável em Pernambuco. Minha apresentação foi no sábado, dia 17, mas antes disso aproveitei para conhecer Porto de Galinhas, Recife e Olinda. Ô, terra abençoada. Belas praias, lindas casas e um povo para lá de simpático. 

A FLIPORTO é uma festa literária de primeira. Grandes atrações, uma organização competente e muitos livros sendo lançados e discutidos. Encontrei amigos do Brasil inteiro e pude participar de palestras e bate-papos super interessantes.

Apresentei o livro Viagem Mundial Interativa, da RHJ, e recebi sugestões para a continuação, desta vez em terras brasileiras. Olinda, Recife, Natal, lençóis maranhenses, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Floripa e Porto de Galinhas foram só algumas anotadas. Muito bom!

Meus filhos também foram entrevistados e fizeram a leitura de O menino que coleciona guarda-chuvas, com o apoio do super Tiago e da super Luiza, filhos da escritora Andrea Pernambuco Toledo. Foi show!

No final fiz uma dinâmica criativa com os presentes e montamos a história do Bicho mais feio do mundo. Houve um empate triplo entre a cobra, o macaco e a barata.

Seguem fotos:


Com o escritor egípcio Habib Zahra e a ilustradora espanhola Valéria Rey Soto.


Condomínio, Julgamento, Calendário e Viagens Espacial e Mundial


O Lanterna, na livraria Carpe Diem


Com Cris Alhadeff


Angela Leite de Souza, Leo Cunha, Cris Alhadeff, Alex, Pitucha, Elizete Lisboa, Guigo e Nina.


Cris, Lupa, Andrea, Tonton, Carolina e Alex.


Com a querida Critina Villaça.


Cris Alhadeff, Alexandre de Castro Gomes, Jô Oliveira, Thiago de Melo, Flávia Côrtes, Leo Cunha, Ieda de Oliveira, Severino Rodrigues e Luis Eduardo Matta.


Apresentando o Viagem Mundial Interativa.



Leitura de O menino que coleciona guarda-chuvas.



Sugestões para destinos de viagem no Brasil.


Leitura de um trecho do livro.


O bicho mais feio do mundo ganha um livro!










Com a amiga Fernanda Pehls Mendes.


Entrada da Fliporto.


Com os escritores Tonton e Walther Moreira Santos.


Doação de livros para a CLILO - Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda.


Pequena leitora.



Com Flávia Côrtes e Cris Alhadeff.


Antonio Nunes (Tonton), Maria Wernicke, Rosinha, Jô Oliveira, Alex e Cris Alhadeff.


Foto de Felipe Cadena.


Foto de Felipe Cadena.


Foto de Felipe Cadena.


Foto de Felipe Cadena.


Foto de Felipe Cadena.