sábado, 30 de junho de 2012

O menino que coleciona guarda-chuvas - Resenha


O menino que coleciona guarda-chuvas
de Alexandre de Castro Gomes
Resenha de Marcelo Rollemberg, da Folha

Escrever para crianças não é tarefa fácil: deve-se procurar falar de forma simples - sem ser simplório ou simplista - e instigar pequenas mentes em ebulição. Aí reside o maior mérito de Castro Gomes. A partir da ideia de que não são necessários brinquedos sofisticados para fazer uma criança feliz, o autor conta a história do menino Chico e de sua coleção de guarda-chuvas, que acabam servindo para os propósitos os mais criativos - e não necessariamente para evitar que alguém se molhe.

Os versos de Castro Gomes - que dialogam muito bem com as belas ilustrações de Bruna Assis Brasil - transportam o leitor para um universo lúdico que pode incentivar a criatividade infantil e enternecer corações mais velhos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Particularidades na edição de livro infantil

Ontem fui à palestra da Renata Nakano na Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-RJ. O tema:
Particularidades na edição de livro infantil

É sempre bom encontrar amigos do meio e fiquei feliz em ver a Renata, a Marília, a Tatiana, a Luciana, o Felipe, o Adriano e outros que lá estavam. Foi com esse clima informal de bate-papo que a palestra começou.

O lugar estava cheio. A Renata se apresentou e iniciou com o livro ilustrado e a interdependência da ilustração com o texto. Interdependência essa que afeta a leitura, modificando-a e contribuindo para que o produto livro seja interpretado de formas diferentes.


"A imagem é uma linguagem". Foi dado o exemplo dos termos lar e casa. Enquanto um é melhor descrito com a palavra, o outro pode ser mais definido pela imagem.

"O Livro é uma tecnologia com uso próprio". A interrupção da leitura na quebra de linha e na virada de página pode ser usada para a construção de efeitos poéticos pelo autor. O uso de espaços vazios realça a solidão e o mistério que guarda a próxima página ou o desenho da direita, já que os olhos procuram antes o espaço esquerdo do livro. Isso ficou bem claro em "Fico à espera", de Davide Cali e Serge Bloch.

Renata deu ainda o exemplo de outro recurso utilizado pelo autor do livro "A árvore generosa", de Shel Silverstein, onde a criança da história é chamado de menino no começo, e mais tarde, depois de grande, passa a ser Menino, com maiúscula. Esse mesmo livro traz pequenas frases nas primeiras páginas e, à medida que o garoto cresce, devido à pressa da vida adulta, as páginas se enchem de palavras e passam a ter menos espaços em branco.

O terceiro livro apresentado foi "João Felizardo", um dos contos de Grimm. A ideia aqui foi mostrar a diferença de uma publicação antiga dessa história, com ilustrações em cima de cada página, retratando fielmente o texto, e outra, mais recente, adaptada pela Angela Lago, onde as ilustrações trazem informações que o texto não contém.

Conversamos sobre os papéis do editor e demais pontas da linha de produção. Aqui nos foi mostrado um quadro com as etapas da produção editorial tradicional, entre outros assuntos:

                                                      Projeto Gráfico
Linguagem verbal - Leitura crítica <                          > Diagramação
                                                        Copidesque
- Ilustração - Revisões - Fechamento.


Bem, quem esteve presente saiu de lá sabendo um pouco mais sobre o processo de criação do livro infantil. Recomendo que prestem atenção no site da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC Rio (http://www.catedra.puc-rio.br/index.asp) e acompanhem os cursos e palestras que eles oferecem. Show de bola!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Convite para a FLIPORTO 2012

Fui convidado para participar da FLIPORTO, a maior festa literária do nordeste, que ocorrerá este ano, entre os dias 15 e 18 de novembro, em Olinda - PE. A expectativa é de 100 mil visitantes!

Estou ansioso para conversar com a galera de Pernambuco.

Entre outros autores de LIJ presentes, estarão Ana Maria Machado, Leo Cunha, Cris Villaça, Paula Pimentel, Luiz Raul Machado, Flávia Côrtez, Cris Alhadeff e Laerte Silvino. O escritor e professor Antonio Nunes (Tonton) é o curador de Literatura Infantil e Juvenil do evento, um dos responsáveis pela programação dos braços Fliporto Criança e Nova Geração.

Em breve passarei maiores informações.

O Julgamento do Chocolate na V Tábua de Leituras

E não é que teve repeteco? Depois da apresentação do dia 23 de março, "O Julgamento do Chocolate" voltou a ser encenado pelas crianças de Tábua (Portugal), na noite do dia 4 de junho, desta vez pela V Tábua de Leituras. Superlegal!
Segue o post retirado do site da RBTb (Rede de bibliotecas de Tábua): 


"Teatro o Julgamento do Chocolate na V Tábua de Leituras
 
A Câmara Municipal de Tábua criou, em 2009, um projecto de Oficinas de Teatro, destinado aos alunos que frequentam os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Durante estes três anos foram criados três grupos, com uma média de 12 participantes cada e um trabalho de uma hora semanal. O projecto tem decorrido nas instalações da Biblioteca Pública Municipal João Brandão respeitando o calendário escolar. As Oficinas de Teatro pretendem incrementar a cumplicidade entre o teatro e as outras formas de arte na população da Vila de Tábua. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia no crescimento cultural e na formação como indivíduo. Assim, as Oficinas de Teatro II e III participaram com a representação da peça “O julgamento do chocolate” de Alexandre de Castro Gomes, na noite de 4 de Junho, nesta feira de leituras e livros. Um texto que nos falas dos valores nutritivos dos alimentos e da importância da higiene oral. Um tribunal dividido entre os que são a favor e os que são contra a condenação do Réu. Neste tribunal divertido, as testemunhas de defesa e de acusação tiveram uma palavra a dizer. O juiz Feijão Preto decidiu se o Chocolate é culpado ou inocente de uma acção movida pelas frutas, verduras e legumes. Por um lado, a Dra. Batata, advogada de acusação, empenhou-se em condenar o Chocolate pelos crimes de obesidade e cáries dentárias cometidos à saúde das crianças. Por outro lado, a Dra. Amêndoa, a advogada de defesa, convenceu o juiz que o seu cliente é inocente. 

Fica um agradecimento especial ao Encarregados de Educação por toda a dedicação e empenho colocados em prol da promoção do livro e da leitura através dos seus filhos, os nossos pequenos grandes actores: Ivo Cordeiro, Sérgio Dias, Francisca Eliseu, Maria Inês Carvalho, Inês Loureiro, Mariana Martinho, Joana Dias, Tiago Duarte, Renato Costa, João Ricardino, Bruna Pereira, Guilherme Lopes, Margarida Fonseca, Mariana Santos, Alexandre Brito, Laura Rodrigues, Ana Lucena, Camila Costa e Mariana Bispo.

E porque o teatro é nada mais nada menos que ler em voz alta…

Ana Morais
(Técnica Superior de Expressão Dramática/ Teatro)"

Fonte:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Amanhã na Rádio MEC AM 800 kHz

Galera, amanhã vai ao ar a pequena entrevista que dei para o programa Carro Céu de Histórias e Brincadeiras, na rádio MEC AM 800 kHz. O programa começa às 10 hs. Participo do Ping-Pong e no final faço um duelo de repente com o Jujuba na sanfona. Quem quiser rir disso basta sintonizar o canal.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobrecapa Literal

Fui convidado para assinar uma coluna sobre LIJ no jornal Sobrecapa Literal, publicação digital mensal com mais de 400 assinantes (e subindo) interessados em literatura brasileira.

Guardarei um espaço para divulgar lançamentos de livros infantis e juvenis. Quem tiver algum lançamento marcado, me avise até o dia 20 do mês anterior que colocarei lá.


O primeiro Sobrecapa Literal foi ao ar em fevereiro de 2011. Até o presente momento são 16 edições, frutos de muita dedicação da editora e escritora Ana Cristina Melo, criadora dos blogs Canastra de Contos, Ficção de Gaveta e Sobrecapa. Deste terceiro nasceu o jornal (ou revista digital) Sobrecapa Literal, que busca valorizar a literatura nacional e seus autores.

A coisa foi esquentando. Alguns colunistas se juntaram à Ana para oferecer um conteúdo super interessante, que mistura notícias literárias, lançamentos de autores nacionais, poesia, livros digitais, entrevistas, concursos literários, dicas, ranking de livros vendidos e muito mais.

Não conhece o Sobrecapa Literal? Fala sério! Então faça o seguinte: Entre em http://www.sobrecapaliteral.com.br e clique no link Edições. Ali dá para fazer o download de todas! Ah! E aproveite para assinar o jornal também e receba as próximas edições por e-mail.

Entre os atuais colaboradores do SL, estão: 

Alexandre de Castro Gomes (eu aqui) no "Espaço LIJ";
Dag Bandeira traz dicas em "Nas entrelinhas da escrita";
Sérgio Bernardo e Rodrigo Domit dividem a coluna "Sem poesia não dá";
Christiane Angelotti comanda "O Escritor em Foco";
JP Veiga fala sobre literatura digital em "Coluna do Meio";
Begê, Estevão Ribeiro e Fábio Sgroi espoem sua arte nas "Tirinhas do Sobrecapa";
Além, é claro, da Ana Cristina Melo com as colunas "De olho no mercado", "Literalmente" e "Mural".



Já passaram por ali também o Danilo Marques (com a coluna "Nas mãos da ilustração") e os convidados André Giusti, Wellington Almeida Pinto, César Salgado, Ana Letícia Leal, Ralph Antunes, Munique Alvim Duarte, Ana Cristina Rodrigues, Leonardo Villa-Forte e Rodrigo Novaes.


Time bom, não é?


Ah! Além da minha coluna, temos outra novidade para julho. O Sobrecapa lançou um Concurso Cultural de Minicontos de até 1000 caracteres. O prazo para entrega é em 20 de junho! Corram para participar!

Saiba mais em
Importante: somente assinantes poderão enviar textos! E para quem não sabe, a assinatura é gratuita!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MINC - Circuito Nacional de Feiras de Livro 2012

Recebi, do Ministério da Cultura, o calendário do Circuito Nacional de Feiras de Livro 2012, com última atualização em 21 de abril. 

Senti falta de feiras importantes na lista, como o Salão FNLIJ do Livro, a FLIP e a FLICAMPOS, mas grande parte está aí.

Vale checar se tem algum evento acontecendo perto de você.



Calendário Nacional de Feiras de Livro 2012

 EVENTO
CIDADE / LOCAL
PERÍODO
RESPONSÁVEL


JANEIRO

22ª Edição da Feira de Troca de Livros do Sesc
Maceió, Alagoas
9 a 13/01
SESC Alagoas
6ª Edição da Feira de Troca de Livros do Sesc
Arapiraca, Alagoas
11 a 13/01
SESC  Alagoas
8ª Edição da Feira do Livro de Imbé
Imbé, Rio Grande do Sul
25 a 29/01
Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Imbé (Smec)
2ª Feira do Livro
Santa Vitória do Palmar
Local: praia do Hermenegildo

Santa Vitória do Palmar (RS)
Alameda das Acácias, 363
27 a 29/01
Casa do Livro Profª Elinha Naparo e Prefeitura Municipal de Santa Vitória
(53) 9927-9986 (Gilberto)
39ª  Feira do Livro da FURG, Porto da Cultura Açoriana

Local: Praça Dídio Duhá – Balneário Cassino/Rio Grande-RS
26/01 a 05/02
Universidade Federal do Rio Grande
Fone: (53) 3233-6730
Sites: www.furg.br, www.sap.furg.br
Feira do Livro de Tramandaí
Ginásio de Esportes, Tramandaí (RS)
27/01 a 05/02
Prefeitura Municipal

FEVEREIRO

XIV Feira do livro de Bal. Pinhal Nas tocas da Leitura
Balneário Pinhal – RS
Avenida Itália
02 a 05/02
Secretaria Municipal de Educação, Depto. de Cultura,
Pepe Eventos, LR coordenação de eventos.
(51) 9667-5069, 3682- 3354
Prêmio OFF FLIP de Literatura
Paraty – RJ
Rua Paulo Dias Carvalho Mendonça, 14 – Ipê
08/02
Selo OFF FLIP Editora Ltda
(24) 3371-3003
3ª Feira do Livro de Atlântida Sul
Praça da Integração do balneário de Osório (RS)
07 a 12/02
Secretaria Municipal de Cultura
(51)3601.2179

MARÇO

I Feira Literária de Nísia Floresta
Nísia Floresta (RN)
Largo da Matriz e Museu Nísia Floresta
14/03
Profª. Rejane de Souza
(84) 9112-5019
I Giro Equinocial da Poeia
Macapá (AP)
Av. Dom José Maritano, 630, Zerão
14 a 22/03
Associação Literária e Teatral Abeporá Das Palavras
(96) 3241-5902, 9162-7253
II FEIRA UNIVERSITÁRIA DO LIVRO - UFU
Uberlândia (MG)
Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1S – Térreo
Campus Santa Mônica
19 a 23/03
EDUFU – Editora da Universidade Federal de Uberlândia
(34) 3239-4533
II Festival do Livro e Leitura de Diadema
Diadema (SP)
Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema, SP
22 a 24/03
Prefeitura Municipal de Diadema e Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema
(11) 4055-9200, (11) 4055-9202
bibliotecacentraldiadema@
hotmail.com
III FLIBO - Feira Literária de Boqueirão
Boqueirão - Paraíba
21 a 25/03
Prefeitura de Boqueirão /Associação
Boqueirãoense de Escritores – ABES
Mirtes Waleska Sulpino
(83) 9132-7970 (Claro) | (83) 9906-9014 (Tim)

Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES)
Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe
Sergipe, Aracajú
Data a definir
Bibliotecas Públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes de Alencar

ABRIL

Feira do Livro de Florianópolis
Florianópoplis (SC)
12 a 18/04
Secretaria Municipal da Educação e SESC
9ª Feira do Livro de Joinville

Joinville (SC)
Centro Eventos
12 a 22/04
Instituto da Cultura e Educação– Co realização: Prefeitura
de Joinville e SESC
(047)  34394351
 www.institutofeiradolivro.
com/site
II Feira Literária Raul Pompéia
Angra dos Reis (RJ)
Ruínas da Igreja Santíssima Trindade, Jacuecanga
14/04
Associação Cultural Raul Pompéia (José Mário dos Santos- presidente)
(24) 3361-2969, 98414044
1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura




Esplanada dos Ministérios

Brasília - DF
14/04 a 23/04
Secretaria de Educação
Secretaria de Cultura
ITS – Instituto Terceiro Setor
FESTIPOA Literária – Festa Literária de Porto Alegre
Porto Alegre (RS)
18 a 28/04
Liga Produção Cultural Ltda e Fernando Ramos Trindade
(51) 3018-1848
jornalvaia@gmail.com
www.festipoaliteraria.com
V Festival de Artes de Sapé  - Festival de Livros e Produtos Culturais
Sapé, Paraíba
19 e 20/04
PREFEITURA MUNICIPAL
Jairo Cézar Soares de Souza
jairocezarsoares@gmail.com
fones: 83- 8895-2705 / 9135-5909
30ª Feira do Livro de Ivoti



Rua Pastor Ernesto Schlieper, Rua Albino Kern e Praça Neldo Holler, Ivoti (RS)
24 a 29/04
Prefeitura Municipal de Ivoti, Biblioteca Publica Municipal
Contato: (51) 3563.7956
7ª Feira do Livro de Travesseiro


Ginásio da Escola Municipal Pedro Pretto (RS)
25 a 30/04
Prefeitura Municipal de Travesseiro
Contato: (51) 3759.1122
I Feira do Livro e das Letras de Lavras
Lavras (MG)
26 a 29/04
Fundecc – Fundação de Desenvolvimento Cultural e Científico
(11) 2338-1485
feiradolivro@maroloproducoes.
com.br
Bienal do Livro Amazonas

Centro de Convenções,
Distrito Industrial
Manaus (AM)
27/04 a 06/05
Secretaria de Estado de Cultura e
Fagga
IV Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí




Complexo Cultural da Eletrobrás Eletronorte

Tucuruí - PA
27/04 a 06/05
Prefeitura Municipal
7ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2012
Poços de Caldas (MG)
28/04 a 06/05
GSC Eventos Especiais Ltda.
(35) 3697 1551
gsc@gsceventos.com.br
Feira do Livro de Santa Maria

Praça Saldanha Marinho (RS)
28/04 a 13/05
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Contato: (55) 3223.2288
I Feira do Livro do Município de Tomé-Açu/PA
Feira do Agricultor, Tomé Açú, Pará
Data a Definir
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto – SEMECD
91 37341247 ou 91 9177-8927

MAIO

8ª Feira do Livro de Dom Pedrito

Dom Pedrito (RS)
01 a 06/05
Prefeitura Municipal de Dom Pedrito
Contato (53) 3243.4468
4ª Festa Literária de Pirenópolis
Pirenópolis (GO)

02 a 06/05
Iris Odete Borges
(61) 9963 2968
irisarcobaleno@gmail.com
20ª Feira do Livro de Sapiranga


Parque Municipal do Imigrante (RS)
03 a 05/05

Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3959.1029
12ª Feira do Livro de Agudo

Praça da Emancipação (RS)
04 a 07/05
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3265.1144
22ª Feira do Livro de Caçapava do Sul


Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção (RS)
04 a 13/05
Prefeitura de Caçapava do Sul
Local: Contato: (55) 3281.1881
3º Salão do Livro de Guarulhos
CECAP, Av. Odair Santanelli
04 a 13/05
Prefeitura Municipal
Feira Municipal do Livro de Rio Negrinho
Rio Negrinho (SC)
Jorge Zipperer s/nº

05 a 07/05
Fundação Muncipal de Cultura e Biblioteca Pública Municipal
(47) 3644-4090/1665
1ª Feira do Livro de Faxinal do Soturno


Parque de Eventos (RS)
06 a 08/05
Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno
39ª FETRELI – Feira Trespassense do Livro
Salão de eventos do Colégio Ipiranga (RS)
07 a 14/05
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3522.2081
6ª Feira do Livro de Esteio

Rua Garibaldi (RS)
07 a 15/05
Prefeitura Municipal
(51) 3473.0414
10ª Feira do Livro de Montenegro e 5ª Feira do Livro do Vale do Caí
Montenegro (RS)
Praça Rui Barbosa

08/05 a 12/05
SMEC_ Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira
51) 3632- 5202/3632-3067
27ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

Praça Centenário (RS)
09 a 20/05
Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Contato: (54) 3451.8977
16ª Feira do Livro de Porto Xavier

Praça Municipal (RS)
10 a 12/05
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3354.1000
Fim de Semana Carioca do Livro
Rio de Janeiro (RJ)
Morro da Conceição – Zona Portuária
12 e 13/05
Raphael Vidal
(21) 8352-5208 / 21 2223-3802
raphaelvidal@gmail.com
www.fimdolivro.com.br
4ª Feira do Livro de Arroio do Sal

Rua Castro Alves (RS)

12 a 15/05
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3687.2306
I CLISERTÃO - Congresso do Livro, Leitura e Literatura no Sertão
Petrolina, Pernambuco
14 a 19/05

Wellington de Melo::..
http://www.wellingtondemelo.
com.br

Fone: (81) 3184-3166 (Espaço Pasárgada)
Celular: 9278-0618 / 9767-9475

10ª Feira do Livro de Lavras do Sul

Ginásio da Escola Estadual Licínio Cardoso (RS)
14 a 19/05
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3282.1008
Bienal do Livro de Minas
Expominas, Belo Horizonte (MG)
18 a 27/05
Câmara Mineira do Livro e
Fagga


12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto/SP
Praça XV, Ribeirão Preto (SP)
24/05 a 03/06
Fundação Feira do Livro e Prefeitura Municipal

16ª Feira do Livro de Lindolfo Collor


Ginásio Municipal Herbert Oscar Enzeweinler (RS)
24 a 26/05
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3552.1655
V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas




Espaço Pérola dos Tapajós

Santarém - PA
25/05 a 03/06
Prefeitura Municipal
22ª Feira do Livro de Guaíba

Praça da Bandeira (RS)
29/05 a 15/06
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3491.6981
31ª Feira do Livro de Estância Velha


PACEPAM (RS)
29/05 a 02/06
Prefeitura Municipal
Local: Contato: (51) 3561.2258
12ª Feira do Livro de Igrejinha
Praça Dona Luisa e Rua Coberta Ary Delmar Koppe (RS)
30/05 a 03/06
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3545.3900
12ª FLIC – Feira do Livro
Campanha (MG)
Ginásio Pronoama
31/05 a 03/06
9ª Feira do Livro de Cidreira

Ao lado da Prefeitura (RS)
data a definir
Prefeitura Municipal de Cidreira
Contato: (51) 3681.4760

JUNHO


28ª Feira do Livro de Canoas
Canoas (RS)
Praça da Bandeira e Calçadão

01/06 a 16/06
Secretaria Municipal de Cultura
Andréa Falkenberg - Gestora de Livro, Leitura e Literatura
(51) 34784449
I Festival Internacional de Poesia do Recife
Torre Malakoff (Recife Antigo), Biblioteca Pública do Estado e Mercado da Boa Vista, Recife- Pernambuco
7 a
10 /06

Wellington de Melo::..
http://www.wellingtondemelo.
com.br

Fone: (81) 3184-3166 (Espaço Pasárgada)
Celular: 9278-0618 / 9767-9475

10º Salão do Livro do Piauí - SALIPI
Complexo Cultural Praça Pedro II – Teresina, Piauí
10 a 17/06
Fundação Quixote
Karla Aragão
23ª Feira do Livro de Portão

Praça Armando Albino Mattos – Centro de atividades Lothar Kern (RS)
12 a 14/06
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3562.5367
Feira de Rua do Livro de Timbó
Parque Central, Santa Catarina
13 a 17/06
Fundação Cultural de Timbó
Fones: (47) 3382 4170 / 33824171
cultura@culturatimbo.com.br

Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP
Imperatriz (MA)
Rua Urbano Santos, 100
16 a 24/06
Academia Imperatrizense de Letras
(contato: Edna Ventura)
(99) 3524-0843 ou 9649-1395
15ª Feira do Livro de Gramado


Rua Coberta (RS)
22/06 a 08/07
Prefeitura Municipal
10º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP




Centro de Convenções de Imperatriz (MA)


23/06 a 01/07

33ª Feira do Livro de Alegrete

Alegrete, Calçadão da Gaspar Martins (RS)
27/06 a 01/07
Prefeitura Municipal e Sesc
Contato: (55) 3426.2951
7º Feira de Incentivo à Leitura
Santa Vitória do Palmar (RS)
Ginásio de Esportes Cardeal
28 a 30/06
Secretaria Municipal de Educação
(53) 3263-3426/1024, 8125-1050
6ª Mostra Artístico Literária e Feira do Livro de Tiradentes do Sul

Ginásio de Esportes de Tiradentes do Sul (RS)
Data a definir
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3617.3229

JULHO

3ª Feira do Livro de Santa Tereza

Ponto de Cultura (RS)
16/07
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3456.1310
3ª Feira do Livro de Marau


Parque de Exposições Lauro Ricieri Bortolon (RS)
16 e 17/07
Prefeitura Municipal
Contato:(54) 3342.3139
I Feira Oficial de Livros de Nordestina
Nordestina (BA)
Praça João Soares Moura, 103. Centro. Nordestina, Bahia.
16 a 20/07
Prefeitura Municipal de Nordestina / A/C do Prof. Ruy Guilherme Cardoso Matos
(75) 9134-1167
pastorruy@hotmail.com
Teatro no palco
Indaiabira (MG)
Rua Sete de Setembro, 225 – Centro
20/07
Biblioteca comunitária caminho do saber. Responsável: Edna Maria Andrade Sardinha
(38) 9908-6767
edna.peixinho@yahoo.com.br
Dia Nacional do Escritor
Angra dos Reis (RJ)
Praça Guarda Marinha Greenhalg
24 e 25/07
Ateneu Angrense de Letras e Artes
(24) 3365-4965

AGOSTO

I Feira Municipal do Livro de Seabra
Seabra (BA)
Rua Jacob Guanaes, Centro
02 e 03/08
Prefeitura Municipal de Seabra
(75) 3331-2211 Ramal 215
8ª Feira do Livro de Mossoró - FLM
Mossoró (RN)
Estação das Artes Elizeu Ventania
08 a 12/08
Oficina da Notícia
Rilder Medeiros e Osni Damásio
(84) 3201-0501
rilder@oficinadanoticia.com.br
13ª Feira do Livro de São Jerônimo

São Jerônimo (RS)
09 a 10/08
Prefeitura Municipal
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Anhembi (SP)
09 a 19/08
Câmara Brasileira do Livro
Feira do Livro de Coronel Pilar

Ginásio Municipal de Coronel Pilar (RS)
12/08
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3435.1179
Feira do Livro de Brusque
Brusque (SC)
Praça Sesquicentenário – Rua Eduardo Von Buettner - Centro

14 a 19/08
Lieza Boing de Souza Neves
(47) 3355-3577, 9915-6634
liezaneves@hotmail.com
www.liezaneves.blogspot.com
5ª Feira Municipal do Livro de São José do Hortêncio


Ginásio Municipal (RS)
17 a 18/08
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3571.1122
5º Feira Municipal do Livro
São José do Hortêncio (RS)
Rua 33, número 40, Centro

17/08 e 18/08
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
(51) 3571 – 1122
25ª Feira do Livro de Santa Cruz


Praça Getúlio Vargas (RS)
25/08 a 02/09
Prefeitura Municipal
Local: Contato: (51) 3713.3222
III Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Fortaleza – CE
Praça do Ferreira
29/08 a 01/09
Casa da Prosa
(85)3252-3343
Casa da Prosa
Almir Mota-coordenador geral
flivrofortaleza@gmail.com
3ª Festa Literária de Marechal Deodoro

Marechal Deodoro/Alagoas
29/08 a 02/09

Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro
CARLITO LIMA - SECRETÁRIO DE CULTURA DE MARECHAL DEODORO E CURADOR DA 3ª FLIMAR
TEL: (082) 9981.0199


III Feira Cultural do Livro de Ouro Preto
Ouro Preto (MG)
Rua Xavier da Veiga, 309.
30/08 a 02/09
Biblioteca Pública de Ouro Preto
(31) 3559-3254/3357

SETEMBRO

7ª Feira Municipal do Livro de Sananduva

Praça Antonio Navarini (RS)
01 a 03/09
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3343.1266
27ª Feira do Livro de São Leopoldo

Praça da Biblioteca (RS)
01 a 09/09
Prefeitura Municipal
22ª Feira Municipal do Livro de Tapera


Salão de Eventos Tenarião (RS)
03 a 05/09
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 8403.9069
12ª Feira do Livro de Torres


Praça Borges de Medeiros – Prainha (RS)
03 a 09/09
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3626.9400
11ª Feira do Livro de Venâncio Aires



Pavilhões São Sebastião Mártir (RS)
06 a 11/09
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3741.5668
1ª FLIRO - Feira Literária Internacional de Rondônia – Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Porto Velho (RO)
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Av. Farquhar, s/nº - Centro
12 a 16/09
SEDUC – Secretaria de Estado da Educação
Secretário/SEDUC
Júlio Olivar: (69) 9962-1781
Claudiovane Lacerda: (69) 9982-0008
1ª FLIRO - Feira Literária Internacional de Rondônia – Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Porto Velho (RO)
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Av. Farquhar, s/nº - Centro
12 a 16/09
SEDUC – Secretaria de Estado da Educação
Secretário/SEDUC: Júlio Olivar (69) 9962-1781
Coordenadora de Esporte e Cultura Escolar: Claudiovane Lacerda: (69) 9982-0008
2º Encontro Literário Internacional e Feira de Livros - ELIFEL
Estância Turística de São Roque (SP)
Centro Cultural Brasital

12 a 16/09
Academia de Letras de Araçariguama e Região – ACLARE e Prefeitura da Estância Turísica de São Roque.
Célia Canto: (11) 9170-6034
7ª edição da Feira do Livro
Criciúma (SC)
Praça Nereu Ramos, Centro da Cidade

13 a 22/09
Fundação Cultural de Criciúma – Solange Scotti Jorge (Diretora de Cultura)
(48) 3445-8840, 9904-9240
fcc@criciuma.sc.gov.br ou solangescotti2009@gmail.com
Feira do Livro do Seridó 2012
Caicó  (RN)
Ilha de Santana, Caicó
20 a 22/09
Rilder Medeiros
(84) 3201-0501, (21) 3211-5304
rilder@oficinadanoticia.com.br
2º Corredor Literário na Expofeira do Amapá
Macapá (AP)
Av. Dom José Maritano, 630, Zerão
20 a 26/09
Associação Literária e Teatral Abeporá Das Palavras
(96) 3241-5902, 9162-7253
XVI Feira Pan-Amazônica do Livro




Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, Belém (PA)


21/09 a 30/09
Secretaria de Cultura do Pará
26ª Feira do Livro Municipal de Gravataí

Praça Dom Feliciano e Rua Cônego Pedro Vagner (RS)
28/09 a 04/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3484.6681

28ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Praça Dante Alighieri (RS)
28/09 a 14/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3901.1388
26ª Feira do Livro de São Borja

Praça XV de Novembro (RS)
29/09 a 01/10
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3430.1425
VI Feira Municipal do Livro
Santa Bárbara do Sul (RS)
Av. Eduardo de Brito, 101 - Cerutti
30/09 a 07/10
Ana Christina Utzig Dumoncel
(55) 3372-3200
culturasbs@comnet.com.br

OUTUBRO


5ª Feira do Livro de São Gabriel

Praça Dr. Fernando Abbott (RS)
01 a 04/10
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3232.2629
Feira do Livro de Veranópolis

Praça XV de Novembro (RS)
02 a 09/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3441.7828
Feira do Livro de Tupanciretã

Tupanciretã (RS)
05 a 07/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
10ª Feira Municipal do Livro de Arroio dos Ratos

Praça Municipal Naro Pereira da Silva (RS)
05 a 07/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3656.3292
14ª Feira do Livro de Erechim

Praça da Bandeira (RS)
05 a 08/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3321.4544
28ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul

Rua Sete de Setembro (RS)
05 a 10/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3724.6015
3ª Feira Municipal do Livro de Riozinho

Largo da Prefeitura Municipal (RS)
06/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3548.1090
7ª Feira Municipal de Minas do Leão


Duque de Caxias (RS)
06 a 07/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3694.1382
2ª Feira do Livro de Santo Ângelo

Praça Pinheiro Machado (RS)
06 a 09/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3312.0100
29ª Feira do Livro de Novo Hamburgo

Novo Hamburgo (RS)
07 a 16/10
21ª Feira do Livro de Carlos Barbosa
Carlos Barbosa (RS)
Parque da Estação (Rua Buarque de Macedo, s/n) - Centro

08 a 14/10
Fundação de Cultura e Arte – PROARTE – Regina Beatriz Gedoz
(54) 3461 8896, 9169 3883
proarte@carlosbarbosa.rs.gov.br
www.carlosbarbosa.rs.gov.br
Feira do Livro e da Arte de São Pedro da Serra

Centro Comunitário de São Pedro da Serra (RS)
08 a 11/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3645.1050
Feira do Livro de Nova Ramada

E.M.E.F. Dom Pedro I (RS)
09/10
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3338.1020
Feira do Livro da Semana Cultural de Estrela Velha


Praça ou Ginásio Estrelão (RS)
09 a 16/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3616.7014
11ª Feira do Livro de Antônio Prado


Praça Garibaldi (RS)
09 a 16/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3293.5623
Feira do Livro de Butiá

Butiá (RS)
10 a 11/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
6ª Feira do Livro de Três Coroas

Parque montado em frente ao Centro de Cultura (RS)
10 a 14/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3546.1418
5ª Feira do Livro de Alto Feliz

Centro Municipal de Eventos (RS)
11 a 14/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3445.1001
Parque das Letras
Americana (SP)
Jardim Ipiranga – Parque Ecológico Municipal de Americana
12/10
Associação Agostinho Comelato de Cultura
(19) 3471.5608
magali@editoraadonis.com.br
www.agostinhodecultura.org.br/?p=projeto&projeto=5
5ª Feira do Livro de Boa Vista do Sul

Centro de Eventos Municipal (RS)
13 a 14/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3435.5360
Feira do Livro de Dom Feliciano

Dom Feliciano (RS)
13 a 15/10
Prefeitura Municipal
(51) 3722.2198

11ª Feira do Livro de Picada Café

Parque História Jorge Kurtz (RS)
13 a 17/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3285.1300
19ª Feira Municipal do Livro de Morro Reuter

Praça Municipal (RS)
17 a 20/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3569.2458
12ª Feira do Livro de Araricá

Ginásio de Esportes – Largo das Azaléias (RS)
18 a 23/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3560.1011
3º Salão do Livro de Presidente Prudente
Presidente Prudente (SP)
Centro de Eventos IBC

18 a 28/10
Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
(18) 3226-3399
biblioteca@presidenteprudente.
sp.gov.br

www.culturapp.com.br
Feira do Livro de Encruzilhada

Encruzilhada (RS)
20 a 24/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
26ª Feira do Livro de Cachoeirinha

Parcão (RS)
20 a 28/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3471.4796
Feira do Livro de São Vicente do Sul

São Vicente do Sul (RS)
21 a 22/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
3ª Feira do Livro de Sarandi

Praça da Matriz (RS)
23 a 26/10
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3361.5627
28ª Feira do Livro de Campo Bom

Largo Irmãos Vetter (RS)
23 a 28/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3598.8600
II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal – FLiQ
Natal (RN)
Praça Cívica do Campus Universitário

22 a 26/10
Comunique Editora
(84) 3201-0501, 3211-5304
rilder@oficinadanoticia.com.br
www.fliqnatal.com.br
FLIM – Festa Literária do Medianeira
Curitiba (PR)
Av. José Richa – Linha Verde, 10546, Prado Velho – 81690-100
22 a 27/10
Colégio Nossa Senhora Medianeira
(41) 3218-8019
cezar@colegiomedianeira.g12.br
www.colegiomedianeira.
g12.br/flim
II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal – FLIQ

Praça Cívica do Campus Universitário, Natal, RN
23 a 27/10
Comunique Editora ,
(84).3201.0501/3211.5304
Feira do Livro de Júlio de Castilhos

Castilhos (RS)
25 a 27/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
58ª Feira do Livro de Porto Alegre
Praça da Alfândega e na Rua dos Andradas, Porto Alegre (RS)
26/10 a 11/11
Câmara Rio-Grandense do Livro
Feira do Livro e Mostra de Trabalhos
Marques de Souza (RS)
Rua Getúlio Vargas, 796
26 e 27/10
Secretaria Municipal de Educação,Cultura, Turismo e Desporto.
(51) 3705-1122
educa@marquesdesouza.
rs.gov.br

www.marquesdesouza.rs.gov.br
Feira do Livro de Sertão Santana

Sertão Santana (RS)
27 a 28/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
Feira Municipal do Livro de Bom Retiro do Sul

Colégio Estadual Jacob Arnt (RS)
27 a 29/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3766.1139
29ª Feira do Livro de Frederico Westphalen

Praça Dom Bruno Maldoni (RS)
26 a 28/10
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3744.5017
29ª Feira do Livro de Rosário do Sul


Expofeira e Fenacitrus (RS)
Data a definir
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3231.2059
25ª Feira Municipal do Livro de Triunfo

Praça Bento Gonçalves (RS)
Data a definir
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3654.3541
15ª Feira do Livro de Vicente Dutra


Auditório da Escola de Educação Básica 14 de Maio (RS)
Última semana
Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3737.1125
8ª Feira do Livro de Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval (RS)
27 a 29/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3567.7127
4ª Municipal do Livro de Pareci Novo

Praça Municipal Miguel Arroes
28 a 29/10
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3633.9064
38ª Feira do Livro de Pelotas

Praça Coronel Pedro Osório (RS)
28/10 a 15/11
Prefeitura Municipal
Contato: (53) 3028.3067
29ª Feira do Livro de Capela de Santana

Centro Municipal de Eventos (RS)
Data a definir
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3698.2367

NOVEMBRO

2º Salão Internacional do Livro da Paraíba




Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego

Paraíba - PB
02 a 11/11

4ª Feira do Livro e Mostra de Talentos de Nova Prata


Largo da Prefeitura Municipal (RS)
03 a 06/11
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3242.1236
Feira do Livro de Garibaldi


Praça Loureiro da Silva (RS)
03 a 10/11
Prefeitura Municipal
26ª Feira do Livro de Farroupilha

Praça da Bandeira (RS)
04 a 13/11
Prefeitura Municipal
25ª Feira do Livro de Passo Fundo

Praça Marechal Floriano (RS)
04 a 13/11
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3311.2749
32ª Feira do Livro de Camaquã

Praça Zeca Netto (RS)
05 a 11/11
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3671.5288
4ª Feira Municipal do Livro de Cacequi:
Cacequi nos trilhos da leitura

Borges de Medeiros, s/nº, Prédio da Gare da Estação Férrea (RS)
08 a 10/11
Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal
Contato: (55) 3254.1617
(55) 3254-1659
smedcacequi@brturbo.com.br
10ª Bienal Internacional do Livro do Ceará




Novo Centro de Convenções do Ceará

Fortaleza - CE
09 a 18/11

VIII Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO
III Feira de Livros de Pernambuco

I Feira do Livro Infanto-Juvenil

E-Porto Party - 1ª Feira do Livro Eletrônico-Inovação e Tecnologia em Comunicação do Nordeste

Parque do Carmo, Olinda, Pernambuco
15 a 18/11
Veronika Bárbara
Gerente Executiva
Carpe Diem Edições e Produções
Fliporto
Rua do Chacon, 346 - Casa Forte
52061-400 Recife - PE
55 81 3269-6134
www.fliporto.net


Encontros de Literatura
Aracaju (SE)
Rua Vila Cristina, 148 – São José

Marcilio Lins de Medeiros Brito – curador e coordenador geral do Fórum de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe
(79) 3231-7144, 8807-2991, 8878-9029
forumliteratura.se@gmail.com ; marciliodemedeiros@gmail.com
Blog: http://encontrosdeliteratura.
blogspot.com/
http://forumliteraturasergipe.
wordpress.com/ Facebook: http://www.facebook.com/pages/
F%C3%B3rum-Permanente-de-Literatura-Livro-e-Leitura-de-Sergipe/210950022285742
Twitter: @ForumLiteratura
17ª Feira do Livro
São Francisco de Paula (RS)
Sociedade Cruzeiro - Centro
21 a 25/11
Biblioteca Pública Municipal Dr. Elyseu Paglioli
Clara Inês Cardoso Ghidini - Coordenadora
(54) 3244-3858 – Biblioteca
(54) 9912-0646 - Clara
biblioteca@saofranciscodepaula.
rs.gov.br
cultura@saofranciscodepaula.
rs.gov.br
1ª Feira do Livro de Cerro Grande do Sul

Cerro Grande do Sul (RS)
23 a 25/11
Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3722.2198
29ª Feira do Livro de Vacaria


Mercado Público Municipal (RS)
23 a 28/11
Prefeitura Municipal
Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha



Parque Caetano Tedesco (RS)
26/11
Prefeitura Municipal
Local: Contato: (51) 3662.4000
Feira do Livro de Vila Flores

Praça da Matriz, Vila das Flores (RS)
Data a definir
Prefeitura Municipal
Contato: (54) 3447.1313

DEZEMBRO

8ª Feira Literária de Viamão


Praça Cônego Bernardes (RS)
02 a 04/12
Prefeitura Municipal